Artista 2D

Seja em grandes empresas AAA ou em pequenos estúdios Indie, um artista que busca trabalhar na indústria de jogos pode encontrar diversos caminhos a sua frente. Neste post, falaremos sobre o caminho do Artista 2D.

Apesar do que o título sugere, este artista pode estar presente em qualquer tipo de jogo, seja ele 2D ou 3D. Este profissional tem como principal responsabilidade dar vida aos diferentes elementos que compõem o jogo.

Um Artista 2D é responsável por criar todo tipo de arte bidimensional durante a produção de um jogo: personagens, cenários, objetos e quaisquer outros elementos que sejam necessários.

O estilo de arte cobrado pode variar muito de projeto a projeto. No entanto, dois dos estilos mais utilizados atualmente são: o Pixel Art, presente em jogos como “Shovel Knight” (Yatch Club Games), e o visual vetorizado de jogos como “Night in the Woods” (Infinite Fall).

Em jogos bidimensionais, como os citados acima, o trabalho deste profissional vai desde o primeiro esboço até a arte final que será inserida no jogo. Já em jogos tridimensionais, o Artista 2D frequentemente realiza os primeiros esboços e artes que serão utilizadas como base para outros artistas (como o Artista 3D), que transformarão seu conteúdo 2D para a linguagem 3D do jogo.

Um artista especializado em arte 2D precisa de conhecimento avançado nos fundamentos e técnicas de desenho - anatomia, perspectiva, teoria das cores, valores - demonstrando que entende e sabe aproveitar os diferentes elementos da linguagem visual.

Demonstrar habilidade nas técnicas tradicionais de desenho não é suficiente: é preciso dominar técnicas de ilustração digital, utilizando softwares como o consagrado Adobe Photoshop. Em alguns casos, experiência em vetorização com o Adobe Illustrator, por exemplo, pode ser uma exigência.

É importante entender as dinâmicas da empresa e estar disposto a trabalhar com outros artistas. Saber trabalhar em equipe, atentar-se a cronogramas, cumprir deadlines e se comunicar de forma eficiente são aspectos fundamentais para qualquer profissional.

Por último, mas não menos importante, ser criativo! É através do trabalho de um artista 2D que os jogadores enxergam e interagem com o mundo do jogo, o que significa que seu trabalho tem impacto direto no gameplay. Além disso, um visual prosaico dificilmente trará destaque a um jogo.


Para quem pretende seguir carreira no Brasil, o salário médio de um Artista 2D é de R$ 2 mil/mês. Já para aqueles que buscam trabalhar no exterior, nos Estados Unidos o salário médio para alguém nesta posição é de US$ 55 mil/ano.

E então, Artista 2D é a profissão certa pra você? Se ainda não tem certeza, talvez você queira conhecer mais sobre outras áreas de atuação para artistas dentro da indústria de jogo.




Adaptação: Fabio Marques
Revisão: Agata Béde
Locução: Lucas Lang
Imagens: Guilherme Sommerfeld
Edição: Rubens Filho

Referência:
http://www.gameconcept.art.br/profissao-artista-2d/ (Visitado em 26 de Janeiro de 2018).

Comentários

Postagens mais visitadas