LoRa

LoRa Alliance é uma associação aberta e sem fins lucrativos de membros que acreditam que a era da Internet das Coisas é agora. Foi iniciado por líderes da indústria com a missão de padronizar as redes de área ampla de baixa potência, que estão sendo implantadas em todo o mundo para permitir a Internet das Coisas (ou IoT), comunicação de máquinas com máquina, cidades inteligentes e aplicações industriais. Os membros da Aliança colaborarão para impulsionar o sucesso global do protocolo LoRa (ou LoRaWAN), compartilhando conhecimento e experiência para garantir a interoperabilidade entre operadores em um padrão global aberto.

LoRaWAN é uma especificação LPWAN (sigla que significa Low Power Wide Area Network) destinada a dispositivos sem fio alimentados por bateria em uma rede regional, nacional ou global. O LoRaWAN tem como alvo os principais requisitos da Internet das Coisas, como serviços seguros de comunicação bidirecional, mobilidade e localização. A especificação LoRaWAN proporciona uma interoperabilidade perfeita entre coisas inteligentes sem necessidade de instalações locais complexas e devolve a liberdade do usuário, desenvolvedor, empresas que permitem a implantação da Internet das Coisas.



Chips com esta tecnologia são fabricados por diversas empresas (como HopeRF, Microchip e ST) e distribuídos em diferentes formatos. Alguns são apenas modens de comunicação enquanto outros podem conter software para comunicação com outros dispositivos através de portas de comunicação serial. Também existem produtos com sensores e aplicações especificas que já possuem o modem LoRa embarcado no dispositivo e são certificados pela Lora Alliance.

Podem ser adquiridos em links que estão no rodapé do texto. Também encontrará no rodapé do texto a lista de dispositivos certificados pela LoRa Alliance.

A arquitetura de rede LoRaWAN funciona como uma topologia de estrela onde os gateways são uma ponte transparente que retransmite mensagens entre dispositivos finais e um servidor de rede central no backend. Os gateways são conectados ao servidor de rede através de conexões de IP padrão enquanto os dispositivos finais usam a comunicação sem fio de um único salto para um ou vários gateways. Todas as comunicações de ponto final geralmente são bidirecionais, mas também suporta a operação, como multicast, permitindo a atualização do software pelo ar (chamado de OTA - over the air) ou outras mensagens de distribuição de massa para reduzir o tempo de comunicação no ar.

Dentro dos tópicos de cidades inteligentes, podemos citar iluminação inteligente, qualidade do ar e monitoramento da poluição, estacionamento inteligente e gerenciamento de veículos, instalações e gerenciamento de infraestrutura, detecção e gestão de incêndios, gestão de resíduos.

No campo de aplicações industriais o LoRaWAN é adequado para detecção de radiação e vazamento, tecnologia de sensores inteligentes, localização e rastreamento de itens, envio e transporte.

No futuro, bilhões de dispositivos inteligentes e eletrodomésticos serão conectados à Internet, o que se denomina domótica (a junção da palavra latina “Domus” - casa - com “Robótica” - controle automatizado de algo). Esta automação é destinada, por exemplo, à segurança doméstica aprimorada, controle de temperatura, janelas ou persianas. Existem aplicações para áreas de saúde, para agricultura: a gestão inteligente da criação e pecuária, monitoramento de temperatura e umidade, sensores de nível de água e controle de irrigação.

LoRaWAN será uma tecnologia inevitável no futuro.

Onde adquirir:
aliexpress.com, digikey.com, mouser.com. Preços entre 6 e 30 USD. (Visitado em 14 de Janeiro de 2018).

Dispositivos certificados:
https://www.lora-alliance.org/certified-products (Visitado em 14 de Janeiro de 2018).

Texto - César Schneider
Adaptação - Fred Rischter
Revisão - Ágata Bedé

Comentários

Postagens mais visitadas